HUNG GAR KUNG FU

Narra a lenda que este sistema de luta surgiu após a destruição do Templo Shaolin. após a fuga de apenas 5 mestres e alguns discípulos. Entre eles, Gee Sin foi o fundador do estilo, que foi denominado assim como homenagem ao Imperador Hung Mo. Existem pelo menos 5 versões diferentes deste sistema, sendo a de Cantão a versão mais popular, muito difundida em Hong Kong e por todo o mundo, famosa pelo lutador Wong Fei Hung (originário de Cantão, sul da China, berço do desenvolvimento do estilo) e por um dos seus sucessores - Lam Say Wing (o açougueiro). Outras versões menos conhecidas são: Ha Sey Fu Hung Kuen, Dai Hong Kuen, etc.

O Hung Gar é um sistema tradicional de kung fu, assim como Shaolin do Norte, Wing Chun, Garra de Águia, Pakua Chang e muitos outros. Muitas pessoas se perguntam por que tantos 'estilos' diferentes de kung fu? Nos campeonatos, principalmente nos ringues de luta, parecem todos iguais, aliás, nas modalidades competitivas (sanshou, kuoshu,...) é difícil notar diferenças entre os estilos. No que diz respeito ao Hung Gar, os métodos de treinamento estão estreitamente ligados à forma de lutar, e vice-versa. Não se espera de um lutador de Hung Gar o uso constante de chutes altos, ou uma forma de golpear similar ao kickboxing. As formas e exercícios específicos de treino do Hung Gar preparam o lutador para um modo diferente de gerar e liberar energia/força nos golpes. O modo como usa a cintura, a proteção de quadril, o alinhamento do corpo, modos de deslocamento, posicionamento dos braços, enfim, há uma série de características que tornam o Hung Gar bem diferente de outras formas de luta.
É importante que o praticante saiba de que forma o Hung Gar deve ser treinado. Muitos praticantes podem se sair muito bem em eventos de luta, usando técnicas que nada tem a ver com o Hung Gar, e não há nada de errado nisto, mas devem saber distinguir as coisas. Representar um sistema, é mais do que simplesmente usar uma camiseta ou fazer parte de uma associação.
O Hung Kuen é um dos estilos de kung fu que mais apareceu em filmes, e em muitos deles, várias formas e princípios foram demonstrados. Nos anos 60, centenas de filmes foram feitos sobre Wong Fei Hung.